5 dicas para ter uma boa estratégia de crescimento para a sua empresa

O empreendedorismo é uma atividade bem ampla. Para ter um bom desempenho, é preciso considerar diversos cenários e estar preparado para os desafios. Para isso, é importante ter uma boa estratégia de crescimento, a fim de sempre fazer a empresa crescer.

Não é todo negócio que conhece os benefícios de uma boa estratégia de crescimento. Mas engana-se o empreendedor que pensa que essa expansão se dá espontaneamente. Afinal, sem um planejamento bem feito fica difícil atingir até as metas a curto prazo. Confira dicas para desenvolver um bom plano para fazer a empresa crescer:

Analisar o impacto na sua empresa

Independente do destino que seus negócios tomarem, o primeiro passo é analisar o quanto essa expansão pode impactar a sua empresa. Você tem equipes capazes de dar conta dessa tarefa? Ou, ainda, você conta com profissionais o suficiente para fazer a empresa crescer sem prejudicar a atuação nos mercados nos quais já está inserido?

Essas são perguntas importantes que precisam ser respondidas com clareza antes de dar o start nessa etapa do empreendedorismo. Fazer uma gap analysis também é de grande valor, assim você pode confrontar a realidade com as expectativas e objetivos determinados, tendo a chance de partir para novos nichos a par dos resultados que seu empreendimento realmente entrega.  

Seu negócio pode, de fato, impactar novos mercados?

Antes de partir para a prática, é fundamental ter muita cautela para conhecer bem seu possível novo mercado. Na sede de fazer a empresa crescer, é comum que alguns negócios tenham como meta se inserir em determinados locais, mas nem sempre o público daquela região tem necessidade dos produtos ou serviços ofertados.

Para evitar situações como essa, que podem comprometer o intuito inicial de fazer a empresa crescer e até prejudicar o que já foi conquistado, é importante analisar a fundo a concorrência. Saber quais oportunidades existem em determinado mercado e com quais produtos e serviços você vai bater de frente. Essa análise é crucial, especialmente porque os seus produtos e serviços devem chegar um pouco mais caros do que o que é oferecido no mercado local, então qual será seu diferencial?

Conheça seus públicos

Se a concorrência muda de uma região para a outra, o público muda mais ainda. Tendo isso em mente, é preciso se aprofundar nos regionalismos da nova parcela de clientes que você quer atingir. Caso necessário, não hesite em adaptar a determinados lugares o que você quer ofertar.

Além de avaliar se é vantajoso para a estratégia de crescimento modificar algo no produto final, o caminho para atingir o público que você quer também precisa ser diferente. Sendo assim, a comunicação, por exemplo, também precisa enfrentar a típica necessidade do empreendedorismo de adaptação.

Se prepare legal e financeiramente

Burocracia existe em todo lugar, mas nem sempre ela vem através das mesmas regras. Essa dica é especialmente importante se você está considerando uma expansão interestadual ou até internacional.

Estar dentro das regulamentações de órgãos competentes é indispensável para o sucesso a longo prazo de qualquer ação dentro do empreendedorismo. Por isso é primordial saber quais taxas e impostos terão que ser contabilizados e não ter grandes surpresas nas finanças.

Se aliar a negócios locais

Por fim – mas tão importante quanto os outros tópicos – é conhecer os seus possíveis aliados também. Contar com negócios já estabelecidos no mercado da região na qual vai entrar, pode alavancar o seu reconhecimento perante o público. Ações como promoções conjuntas têm grande potencial para firmar o nome da sua empresa já com a credibilidade conquistada pelos seus parceiros.

Para construir essas relações no mundo da inovação, entrar para um ecossistema é uma ótima forma de ter sucesso. A ISSO!, por exemplo, conecta empresas de vários tamanhos e segmentos, incentivando parcerias e sociedades entre negócios criteriosamente selecionados e, portanto, com muito mais chances de sucesso.  

Equipe ISSO!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *