Entenda o que que é equity crowdfunding e os seus benefícios

equity crowdfunding

Por Ivan Tallarico

Com financiamento via equity crowdfunding queremos democratizar o acesso à inovação, criando o primeiro hub de inovação em que os donos são as próprias startups e empresas que vão habitar o ecossistema. Porém, antes de mais nada, é importante entender como funciona esse sistema de financiamento coletivo.

O equity crowdfunding é uma modalidade de financiamento horizontal, e pode ser considerada uma expressão da economia compartilhada, que defende os valores da comunidade e da independência propostos pela ISSO!

Analisamos a seguir as principais vantagens que essa ferramenta inovadora traz junto com isso.

1- Equity Crowdfunding não se trata só de dinheiro  

Trata-se de um modelo de financiamento coletivo que oferece aos entusiastas do projeto uma participação na empresa como sócio. A diferença é que, nesse caso, os investidores podem também ser envolvidos e participarem ativamente do projeto. Empreendedores poderão utilizar o poder da multidão para obter feedback, comentários e idéias, que são especialmente importantes durante a fase de startup. Os anjos e Ventures Capital (VCs) trazem experiência, mas a multidão atrai clientes e fãs.

2- Maiores retornos sobre o investimento

A principal atração do equity crowdfunding é a oportunidade de obter retornos sobre seu investimento que sejam maiores do que aqueles oferecidos por outros investimentos, como títulos do governo ou ações cotadas publicamente. Poucos outros instrumentos financeiros oferecem o potencial para aumentar seu valor tanto quanto o equity de uma startup em fase inicial. A empresa certa, se bem sucedida, poderia multiplicar o investimento inicial muitas vezes. É claro que seu capital está em risco e você pode perder todo o seu investimento caso a empresa não seja bem-sucedida. Mas, em um ambiente de baixas taxas de juros, os investidores estão cada vez mais atraídos pelos retornos potenciais que o crowdfunding de capital pode oferecer.

3- Diversificação reduz o risco

Dado o seu perfil de risco, o crowdfunding equity nas empresas startup pode ser considerado como uma classe de ativos separada, que ajudam os investidores a distribuir os seus investimentos e diversificar as suas carteiras.

Ao contrário dos investimentos anjos tradicionais, em que uma quantia relativamente grande é colocada em uma ou duas empresas, o financiamento coletivo permite que os anjos invistam quantias menores em muitos negócios, diminuindo o risco global. Em outras palavras, é como o ditado: “Não coloque todos os ovos na mesma cesta”!

4- Podem ser investidos valores pequenos pela internet

Não há necessidade de ter uma conta bancária do tamanho do Jorge Paulo Lemann – economista, empresário e homem mais rico do Brasil –   quando se trata de equity crowdfunding. A campanha da ISSO! oferece um ponto de entrada na empresas por apenas R$ 1.000, por exemplo. O equity crowdfunding também prima pela praticidade: o investimento pode ser feito pela internet.

5- Democratizar e descentralizar o acesso à inovação

Nos últimos 30 anos, os preços dos ativos cresceram muito mais do que os salários da maioria das pessoas. Dar à elas uma oportunidade de investir no futuro Google, Amazon, Instagram, etc., abriria o mercado de private equity para milhões de pessoas.

6- Outros benefícios para os sócios utilizadores

Os investidores da ISSO! que quiserem utilizar os serviços da própria companhia, uma vez que as atividades são iniciadas, terão acesso com benefícios exclusivos, fazendo com que o “payback” do investimento seja muito rápido.

7- Benefícios intangíveis

A ISSO! começou como uma ideia para tirar as pessoas da sua zona de conforto. Um movimento para trazer transformação e para que a inovação seja democratizada. Queremos cada vez mais conseguir canalizar ideias, visões e conexões diferentes, para dar fluência para o processo de transformação da nossa realidade.

Queremos ver a revolução vindo de baixo para cima e que você possa fazer parte desse movimento desde a sua fundação. Com o seu investimento, você poderá apoiar o desenvolvimento da economia junto com a ISSO!, ajudando a criar novos empreendimentos e fazendo pequenas empresas decolarem.

Um dos principais objetivos da ISSO! é proporcionar a sensação de satisfação de poder ajudar as empresas a desenvolver as suas ideias, participando da vida do ecossistema, fazendo novos contatos e aprendendo mais sobre oportunidades e investimentos. E isso não tem preço.

8- De startup para startup

A oferta pública da ISSO! via equity crowdfunding servirá como referência para as startups apoiadas pela empresa, que também poderão se financiar dessa maneira tendo o suporte de toda a comunidade da ISSO! Sem esse modelo, as possibilidades de captação de recursos para uma startup ficavam restritas a fundos de investimento e grandes corporações – é, portanto, um novo caminho para uma startup encontrar os fundos necessários para a realização de seus projetos inovadores.

Aviso de Risco

Investir em pequenas empresas de capital aberto listadas ou privadas envolve riscos, incluindo falta de liquidez, falta de dividendos, perda de investimento e diluição, e isso deve ser feito apenas como parte de uma carteira diversificada

A oferta pública da Isso! é direcionada exclusivamente para investidores que são suficientemente sofisticados para entender esses riscos e tomar suas próprias decisões de investimento. Você só poderá investir se for autorizado.

 

Equipe ISSO!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *